domingo, 5 de abril de 2015

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments


Comecei este jogo por eu ser um fã de livros e filmes deste segmento e claro de detetives como Poirot, Miss Marple e obviamente Sherlock Holmes.

Este jogo esta dividido em 6 crimes que o maior detetive de todos deve solucionar, sempre acompanhado do Dr. Watson e pra variar ajudando o Inspetor Lestrade e a Scotland Yard. Outra figura que aparece (confesso que não me lembrava dele, por nome pelo menos) é o Mycroft, irmão do Sherlock.

No jogo você tem a opção de jogar em terceira pessoa e também em primeira, ficando a seu critério. Basicamente o jogo é uma investigação atrás de outra, seguindo várias pistas que nos levam a outras e mais outras.

Devemos pesquisar em jornais e livros, mas também devemos bancar o CSI e fazer alguns testes na sua mesa de trabalho. A cada investigação concluída recebemos uma carta falando sobre a conclusão da tarefa, lembrando que tudo isto se encontra no famoso 221B da Baker St., ou seja, a sua casa.  

O jogo tem algumas quedas de frame rate, ele também não conta com nada em português, os cenários não são tão bem feitos, assim como os rostos dos personagens, pelo menos por se tratar de um jogo lançado em Setembro de 2014, para todas as plataformas, obviamente menos para a Nintendo.

Mas as histórias são bem escritas e também são bem desenvolvidas, por exemplo em uma certa investigação devemos alternar entre o Holmes e o Watson para sairmos de um local. Isso depois de um labirinto Infernal.

Também devemos por duas ocasiões distintas controlarmos o famoso Toby, o cachorro do Sherlock, e assim usarmos o seu aguçado faro para nos ajudar na investigação.

Em outros momentos devemos arrombar fechaduras ou abrir cofres (puzzles) e em outros devemos nos disfarçar com roupas e até maquiagem.

Conforme você vai encontrando as pistas, aparece na tela a opção de Dedução apertando o botão Y, nesta tela você deve formar pares de pistas e assim será formada uma nova opção de dedução. Lembrando que você tem algumas opções para encerrar o caso, sempre te levando a uma questão moral, absolver ou condenar o criminoso?

A maneira que a produtora escolheu para você investigar uma pista foi bem feita, você poderá examinar desde um local especifico (uma mesa ou uma prateleira) como até fazer uma autopsia.

O jogo explora apenas os locais do mapa em que você esta, ou seja, o jogo não é mundo aberto. Você esta na casa do Holmes, você poderá andar apenas dentro dela, ou então você esta num local de crime, você poderá andar apenas naquele local.

Basicamente você deve apertar os botões nas opções que surgem na tela, não havendo muitas escolhas a serem feitas. Caso você opte em não fazer uma pergunta a um suspeito, isso somente irá te atrasar em desvendar o crime.

Para esse jogo é recomendado um mínimo de inglês, para fazer a leitura dos textos e mesmo a compreensão do que esta sendo dito. O jogo em si é extremamente tranquilo, em alguns momentos chega a dar sono tanta investigação, mas o desfecho dos crimes são reanimadores.

A parte gráfica deixa a desejar, mas não atrapalha. Os sons também não são muito bons mas novamente não atrapalham. A história é bem legal, levando você a se sentir o próprio Sherlock Holmes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário